Visita na Mina Brejuí em Currais Novo

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Visita na Mina Brejuí em Currais Novo
Como já falei num dos meus antigos blogs, os turistas que visitam nossa cidade me lembram os caranguejos. Eles nunca se afastam do litoral Norte Rio-Grandense. O mais longe que vão é até a Mata de Pium para fazer os passeios de quadriciclos. Mas que tal descansar um dia da praia e descobrir o nosso sertão? A grande maioria dos turistas que se aventuram são estrangeiros, animados pela descoberta de lugares pouco frequentado por turistas. Um turismo diferenciado sem banho de sol ou de mar e até agora só o geógrafo Alexandre, professor no Campus de Poços de Caldas e um simpático casal paulista Paulo e Eliza.

Uma das minhas paradas favoritas é a visita da Mina Brejuí nas proximidades da cidade de Currais Novos a 155 km de Natal, e duas horas de carro.

A viagem até lá é nada monótona. O visual nada parecido com o do litoral. E a BR 226 que nos leva até lá é excelente, com exceção de alguns buracos criados pelas chuvas recentes. Gigantes rochas de granizo aparecem no horizonte. Eu nunca me canso de ver essa paisagem desértica.
Após 115 km de viagem aparece no horizonte a majestosa estátua de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz, onde geralmente paramos em torno de 30 minutos para fotos, compras de alguns artesanatos e, para quem deseja, orações no santuário. http://www.easytourrn.com.br/pt/holiday/santa-cruz/

Continuamos a viagem até Currais Novos, linda cidade pecuarista de 40 mil habitantes antes de pegar uma estrada de barra que passa pelas casas, a escola e a igreja fundada naquele lugar para atender os trabalhadores da Mina Brejuí.

Lá somos recepcionados pela simpática guia Josiclenia que nos leva de carro até a entrada da mina, um túnel com vários acessos para os níveis superiores e inferiores. Josiclenia explica que estamos no terceiro piso na mina de sete andares! Na época os mineiros utilizaram estradas de ferro para empurrar as pedras de scheelita (ou sheelite ou xelita) acumulados num pequeno vagão que eles empurram até a saída. Hoje são pequenos tratores que transportem os minérios.

O trabalho não é sem perigo, e já aconteceram algumas fatalidades, como exemplo podemos citar o caso dos mineiros que se perderam nos túneis devido as lâmpadas que pararam de funcionar em plena extração dos minerais.
Na volta visitamos o museu da Mina Brejuí também chamado de Museu da Mineração Tomaz Salustino onde estão expostos todos os tipos de minerais encontrados no sítio. Da scheelita podemos extrair o tungstênio, um mineral que resiste a altas temperaturas usadas na fabricação de ferramentas como perfuração de rochas na indústria petrolífera, turbinas de aviões, motores de foguetes etc. Em suma, em todos os setores da indústria moderna que seja na indústria petrolífera até a indústria bélica passando pela fabricação de canetas.

A biografia de Tomaz Salustino nos está contada no museu. Uma árvore genealógico da família, a maneiro como o scheelita foi descoberto. O advogado Tomaz Salustino que se tornou vereador no futuro era o dono dessa terra. Um dia seu peão jogou uma pedra sobre uma vaca que se afastava do grupo. O homem surpreso pelo peso da pedra a levou para seu chefe que mandou analisar na cidade de Rio de janeiro. Ele foi informado que essa pedra era um minério de xelita e logo o Doutor Tomaz Salustino iniciou a exploração do sítio. Ele já era um homem rico e se tornou uma das maiores fortunas do planeta! Estamos no início dos anos 40 em plena Guerra Mundial e a mina serviu para exportação para a indústria bélica.

A viagem continua em direção à Acari, com parada para almoço. Logo depois visitaremos o Museu Sertanejo, cheio de história e de peças antigas. Terminaremos a viagem em Carnaúbas dos Dantas passando perto do Castelo Di Bivarro, e iniciaremos a trilha até as pinturas rupestres com nosso guia local, o famoso Carlinhos. Chegaremos em Natal em torno de 21:30 h após uma viagem exaustiva, mas que pessoalmente nunca canso de fazer.
Vamos visitar o sertão do Rio Grande do Norte? Entre em contato comigo na página de contato: http://www.easytourrn.com.br/pt/contato/ http://www.easytourrn.com.br/pt/holiday/acari/ http://www.easytourrn.com.br/pt/holiday/carnauba-dos-dantas/

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Mina Brejjuí

Mina Brejjuí

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Mina Brejuí

Mina Brejuí

O TEMPO AGORA